quarta-feira, 27 de junho de 2012

Convite aos estudantes das IF's e demais instituições de ensino - Pelo comando de greve estadual!




Estudantes em greve em todo o país! Esse tem sido os sintomas do movimento estudantil nos últimos meses. Mais de 70 Institutos Federais em greve, e mais de 30 com greve estudantil. E não por acaso, os problemas na educação pública são reais, e nós nos deparamos diariamente com eles, os estudantes de nível médio e técnico tem sofrido com as superlotações das salas de aula, falta de laboratório e etc. Não é de hoje que a educação pública apresenta problemas, nas escolas estaduais o sucateamento com a educação está cada vez mais perto do caos, e nos institutos federais, com o corte do governo na educação essa realidade não demorará a ficar mais evidente!
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma vergonha nacional, que nada avalia, com provas longas, cansativas e sem conteúdo e que há alguns anos consecutivos vem causando transtorno e constrangimento a milhares de estudantes do país, e agora com o SISU (Sistema de Seleção Unificada), a superlotação nas universidades e a falta de estrutura para receber esses estudantes ficam mais visíveis, e ao invés de mais investimento pra garantir a estadia dos estudantes que saem das escolas publicas e que devem permaneçam nas universidades publicas tem se investimentos cada vez maior em programas como o PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Financiamento Estudantil) que vem tratando cada vez mais a educação como mercadoria e enchendo o bolso dos empresários do ensino!
O governo está andando a passos largos de mãos dadas com a educação para o fundo do poço. Nós não ficaremos calados!
Aqui no estado não é diferente, o IF de São Gonçalo é um exemplo claro do descaso com a educação, faltam laboratórios e a acessibilidade ao campus é extremamente difícil, na Zona Norte não vemos um quadro diferente.
Por isso é hora de nos unirmos na luta por uma educação pública gratuita e de qualidade, exigindo o investimento de 10% do PIB pra educação pública imediatamente! Sabemos que essa não será a solução, mas é um primeiro passo para a melhoria na educação pública. Professores e servidores já deram seus recados, o governo continua intransigente na negociação e nós continuaremos lutando ao lado desses trabalhadores!
Sabendo que a luta dos estudantes devem estar colada à luta dos trabalhadores, é de extrema importância nesse momento que nós nos coloquemos em defesa da educação e estejamos apoiando e construindo a greve nacional!
O ANEL (Assembleia Nacional de Estudantes – Livre) convida todos os estudantes das IF’s, escolas estaduais e municipais e universidades a participarem de uma grande assembleia no dia 03 de julho às 16h no campus cidade alta (Av. Rio Branco) para discutir situação da educação do país e a greve nacional e no estado!

Venha fortalecer essa luta!
CONTATOS: LUANA 9666-8023/ MARCELI 9613-9841

Um comentário:

  1. Se puder, visite o nosso blog: http://pstulimoeiro.blogspot.com.br/.

    (Sugestão: atualize o vosso blog)

    Abraços!

    ResponderExcluir